Tenha esperança

A esperança é uma das virtudes cristãs, e talvez nestes dias tão conturbados seja a que mais estejamos precisando. Em dias de decepções, injustiças, medos e incertezas, a esperança é nossa virtude guia, que nos motiva a crer que, de fato, dias melhores virão. Vivemos em uma sociedade tóxica, onde muitas pessoas vivem de forma negativa e pessimista, incrédulas quanto às mudanças e melhoras. Assim, mais do que nunca, precisamos renovar nossa esperança.

Você sabia que a Bíblia apresenta a expressão “não temas” 365 vezes? Que coincidência! Não é este o número de dias em nosso calendário anual? Não deixe que o medo o paralise. Gosto muito do livro de Salmos na Bíblia. Dentre seus 150 capítulos, carregados de sabedoria poética, há um verso que diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30:5b). Estas palavras nos trazem perspectiva; e esta, além de ser essencial à vida, é pré-requisito para toda grande vitória.

A vida precisa ser vivida, e só poderemos viver bem se tivermos uma boa perspectiva, acreditando que se está ruim é porque ainda não chegou ao fim. O único lugar onde não há perspectiva é no inferno (lugar de tormentos), e a sua vida não é um inferno. Talvez você esteja passando por um tempo difícil, mas, como disse o grande estadista britânico, Winston Churchill: “Se sua vida estiver atravessando um inferno, marche!”. Você não foi feito para viver num inferno, muito menos para ir para o inferno! Você foi criado para grandeza, para glória, para uma vida radiante tanto aqui, quanto na eternamente.

Eu sou uma pessoa otimista. Gosto de pensar que tudo pode ficar melhor, a despeito de vivermos cercados de pessoas negativas, mas é claro que não podemos ser alienados. Não podemos ignorar que a violência, a injustiça, a miséria, a corrupção, a crise e a decadência da família são uma realidade. Precisamos orar e lutar por dias melhores, e estamos aqui para fazer justamente isto, contribuindo para reverter esta situação global, cheios de esperança e uma boa perspectiva do futuro.

Tudo na vida é uma questão de decisão, escolha e atitude! Eu acredito que podemos ser pessoas positivas num mundo negativo, ser resposta em tempo de dúvidas, ser solução num mundo de aflições. Mas como? Existe um episódio descrito por Jesus em Marcos 4:35-41, no qual Ele e seus discípulos atravessaram uma tempestade terrível. Os discípulos entraram no barco por ordem de Jesus e mesmo obedecendo-O, foram pegos por uma tempestade avassaladora que quase naufragou o barco. De repente, Jesus acordou e disse aos homens: “Por que vocês estão com tanto medo?”.

Acredite, com Jesus, o fim ainda não chegou. A tempestade vai passar e dias melhores virão! Vença o pessimismo, o fatalismo, a descrença, e decida crer. Decida ter fé e viver pela fé em Jesus. Quem tem fé, vive mais e melhor! Paulo, o apóstolo, escreveu em uma de suas cartas: “[Deus] é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.” (Efésios 3:20). Tenha fé, esperança e amor! Você nunca irá fracassar até que desista! E como acabamos de celebrar a páscoa, lembre-se, assim como o domingo da ressurreição chegou, leve esperança onde for, pois as tempestades, por mais fortes e intensas que sejam, sempre passam!

:: Carlito Paes

Compartilhar